Pontos múltiplos de A+B
top of page

Pontos múltiplos de A+B


Meu Deus! O que é isso??!!


Me diz, você já se deparou com uma receita ou um determinado ponto que dizia: monte um número múltiplo de A+B pontos? (lembrando que A e B são números hipotéticos aqui)


Muitas vezes, nos deparamos com estas informações e acabamos travando na hora de fazer. Mas aqui não há nenhum segredo, é só matemática. Sei que muitas pessoas não gostam de matemática, mas não tem como fugir dela quando tricotamos. Então, se não tem escapatória, o melhor mesmo é declararmos nosso amor por ela. <3 matemática

Regras matemáticas


Você lembra que nas aulas de matemáticas das escolas nós tínhamos de seguir algumas regrinhas para fazer as contas? As contas de multiplicar e dividir deveriam ser feitas antes da soma e diminuição. Para ficar mais fácil: se a equação diz “3x4+2”, primeiro temos de multiplicar 3x4 (12) e depois somar ao resultado 2. Total 14.


E o tricô com isso?


“Ah, tá bom! Contas de matemática eu sei fazer, mas ainda não explicou nada do tricô!”

Muita calma nesta hora. Se ainda a matemática não elucidou tudo, estou aqui para isso. Vamos pegar o exemplo deste ponto tirado do Manual de Tricô da Coats Corrente.


Ele pede para você montar pontos múltiplos de 8 + 2. O que isso quer dizer? Que para que seu projeto dê certo, você precisa montar um número X de pontos que seja múltiplo (ou que seja divisível) por 8. Por exemplo, você pode montar 56 + 2 pontos, pois 56 é igual a 7 x 8. O múltiplo quer dizer isso.


E como encaixa isso na minha peça?


Agora que você já entendeu como chegamos nesses pontos múltiplos (poderia até pedir patrocínio aqui para poder viajar!), vou explicar como encaixar isso na peça que você deseja fazer com esse ponto.


Vou partir do princípio que você já fez a sua amostra e já calculou os pontos corretamente.


Se você não sabe como fazer a amostra, eu te ensino numa série de posts aqui no blog. Confere o primeiro deles aqui.


Vamos considerar que tuas contas indicaram que você precisa de 92 pontos para fazer uma determinada peça. Se eu dividir 92 por 8 o resultado não é um número redondo (11,5) e ainda, infelizmente eu não descobri nenhuma técnica para fazer pontos pela metade. Se você souber, me conta.


Então, como eu faço as contas? Eu pego o número inteiro mais próximo deste resultado. Neste caso pode ser 11 ou 12 (aí você decide se vai querer uma peça mais justa ou mais solta). Vou usar 11. Assim, 11 x 8 é igual a 88 pontos. Se somarmos os 2 pontos que o padrão pede, temos de montar 90 pontos. Bem próximo do que nossa amostra pediu.

Viu como é simples? Fazer tricô não tem segredo. É muita dedicação e um pouco de matemática.


Ficou com alguma dúvida? Tem algo que você não saiba fazer no tricô? Então deixa seu comentário!

 

Quer participar de sorteios mensais da Flor de Iris. Então clica aqui e confere o regulamento.

760 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page