top of page

A fantástica fábrica de gorros

Acabei criando uma fábrica de gorros aqui em casa. O motivo? Meadas e novelos de 100g com apenas uma unidade de cada. Os famosos novelos solteiros.


quatro gorros feito em tricô

Estes fios fazem parte do meu estoque e depois de várias organizações dos armários eles continuavam lá. Por eles, eu tinha um apego. Alguns deles são fios que eu mesma tingi outros foram presentes especiais de amigas e alunas. Ou seja, eu não queria colocar eles para doação.


A ideia de fazer vários gorrinhos surgiu num dia frio deste inverno e que eu percebi que o gorro do Francisco estava pequeno na cabeça dele. Você sabe como é: casa de ferreiro, espeto de pau.


Então, eu fui até o meu estoque e escolhi um fio, que foi um fio Worsted Single Ply da Fios da Fazenda que eu mesma tingi e em menos de 2 dias eu estava com o gorrinho pronto. Quando eu entreguei para o Francisco ele amou muito e eu o convidei a escolher mais uma cor para fazer outro para ele e um para o papai. Ele escolheu as duas cores e alguns dias depois, mais dois gorros estavam prontos.



Depois disto, eu ainda fiz mais dois gorrinhos para o Francisco: um com o resto que sobrou do cardigã que eu fiz para ele e outro com o resto dos fios dos outros gorros com jacquard.



Como fazer o gorro?


Para fazer estes gorros você vai precisar de fio de espessura worsted. Com 100g, você consegue fazer um gorro para adulto simples.


Materiais:

Agulhas: agulhas circulares de 40cm espessura de 5mm e 5,5mm

Amostra: 17pts x 26 carr com a agulha 5mm (ou espessura para atingir a amostra indicada)

1 marcador de ponto.

Agulha de tapeçaria para os acabamentos.


Instruções:

Eu fiz o gorro em 3 tamanhos diferentes: crianças até uns 4 anos, crianças maiores e adulto. Mas caso você precise aumentar ou diminuir é só acrescentar 8 pontos à montagem.



Barra:

Com a montagem long tail e agulha de 5mm, monte 72 (80, 88) pts. feche o círculo tomando cuidado para não torcer o trabalho.


Trabalhe por 10 carreiras (ou a quantidade desejada) em ponto barra [2m, 2t].


Corpo:

Ao terminar a barra, troque para agulha 5,5mm e trabalhe 10 (13, 16) cm em meia.


Coroa:

Agora trabalhe:

Volta 1: [7 (8, 9)m, 2pjm, coloque um marcador] repita 8x

Volta 2: m em todos os pontos

Volta 3: [m até 2 pts antes do marcador, 2pjm, passe o marcador] repita 8x


Repita as voltas 2 e 3 até ter apenas 8 pontos nas agulhas.

Última volta: [2pjm] 8 vezes.


Corte o fio. Repare os que pontos ainda estão vivos. Coloque o fio numa agulha de tapeçaria e passe por dentro dos pontos para finalizar o trabalho. Arremate e esconda os fios.


E o gorro em jacquard?


Eu o fiz com as mesmas quantidades de pontos que nos exemplos acima e após terminar a barra, ao trocar a espessura da agulha, eu teci uma carreira em meia e depois comecei o gráfico. Segue o gráfico para poder fazer o seu gorro:


gráfico de jacquard


Um gorro com tranças


Para finalizar, recém saiu das minhas agulhas um gorro Bethesda com o fio Pagliaccio da Lanafil. Este era mais um dos fios do meu estoque que eu não tinha uma quantidade muito grande. Eram 2 novelos de 50g cada. Usei para fazer o gorro quase um e meio.


gorro de tricô com tranças

Esta é uma receita que está disponível na minha loja. Ele está disponível em 2 tamanhos diferentes. É uma ótima opção para quem é iniciante e ainda não sabe tricotar no circular ou que não tem agulhas de 40 cm para fazer o gorro.


Abaixo, o link para você adquirir a sua cópia do gorro.


Gorro Bethesda - Arquivo digital - PDF
Comprar


Comentários


bottom of page