Como guardar seus fios
top of page

Como guardar seus fios

Atualizado: 23 de nov. de 2018

Os fios, juntos com as agulhas, são os principais materiais de trabalho e por isso mesmo precisam ser armazenados de forma correta em nossos ateliês.



Por isso separei algumas dicas que podem ser bastante úteis no momento de escolher onde guardar nossos fios. Mas, antes de lista-las, sempre é bom lembrar que existem fios dos mais diversos materiais (lã, algodão, acrílicos e etc.) e que cada um pode ter suas particularidades. Este post está voltado principalmente para as fibras naturais.

Os inimigos das fibras naturais


Quem nunca teve uma peça destruída (mesmo que a destruição seja apenas um buraquinho) por traças. Elas adoram as nossas melhores peças. E, por consequência, nossos melhores fios.


A notícia boa é que elas não gostam de alguns cheirinhos bons como lavanda e cedro. Então você pode colocar pequenos sachês junto com os fios para que elas não se atrevam a chegar perto.


Calor e umidade


Eu sou curitibana, vocês sabem, né? E eu sei bem o que é uma peça com cheiro de umidade. Não é nada legal. Agora imagina pegar aquele fio que você usa para fazer as suas encomendas com este cheiro. Não tem como. Seria necessário comprar um novo fio para entregar um produto de qualidade.


Alguns fios podem absorver até 30% do seu peso em água. Essa é uma característica ótima destes fios quando usamos as peças feitas deles, mas quando estão mal armazenados podem danificar as fibras e ficar com aquele cheiro (argh!) delícia de guardado.


Estes fios precisam ser guardados em locais que eles possam respirar. Não coloque os fios em sacolas plásticas, nem em armários que fiquem em ambientes úmidos como, por exemplo, em um porão. Ambientes quentes, como áticos e sótãos, também não são recomendados.


A luz solar também é uma inimiga dos fios. Se ficarem expostos a esta luz podem perder a cor. É por isso que sempre se recomenda que as roupas sejam secadas à sombra. Com os fios não é diferente. Eles devem ficar em lugares protegidos da luz solar direta.


Fronhas de travesseiros são ótimas opções para guardar seus fios. O melhor material é o linho, pois ele é grosso o suficiente para proteger da luz.


Armários


Quem não quer ter um armário lindo só com fios. Aplicando algumas dicas dos dois itens anteriores já dá para ter uma ideia de como guardar os fios em armários. Mas posso acrescentar mais dicas. Não misture seus fios com roupas, principalmente com roupas velhas.



Se for possível, disponibilize um armário e um espaço somente para os fios. Assim você pode controlar melhor o ambiente em que elas estão.

Bolas de lã


Aqui no Brasil ainda não é comum, mas lá fora muitos dos fios de lã são vendidos em meadas. O que acontece quando compramos uma meada? Não temos a menor ideia de como usar aquilo e já partimos para, na loja mesmo, fazer nossa bola de lã como a máquina de fazer novelo da própria loja.


Mas este não é caminho correto. Os fios devem ser armazenados da mesma forma como foram comprados. Aquela é a melhor maneira para eles serem guardados. No caso das meadas, elas só devem ser transformadas em novelos quando forem ser utilizadas.


Enrolar o fio pode esticar o fio em algumas partes e quando não vamos utilizá-lo imediatamente esse processo pode afetar a elasticidade do fio: estica-lo demais.

Esses pequenos cuidados vão fazer com seus fios durem mais tempo e com mais qualidade.


 

Quer participar de sorteios mensais da Flor de Iris. Então clica aqui e confere o regulamento.

375 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page