7 dicas para comprar fio com inteligência
top of page

7 dicas para comprar fio com inteligência

Atualizado: 29 de fev.

Quem nunca comprou fio em promoção sem saber o que iria fazer com ele, levanta a mão! Acho que ninguém levantou.


Eu sou adepta de uma frase que eu li em um cavalete da Vogue Knitting deste ano: “Não é acumular, se for fio”. Até porque adoro comprar fios. Esse é o meu maior pecado consumista. Mas, às vezes, erramos feio nas compras e acabamos ficando com um estoque de fios que, depois de um tempo no estoque, não temos mais interesse em usar.


Pensando em todos os dilemas que temos no momento da compra desses materiais tão importantes para o nosso trabalho/hobby, elenquei sete dicas que poderão te ajudar na hora da compra e até na hora de aproveitas possíveis promoções de fios nos armarinhos.


_______________________ CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE _______________________





1

Escolha o projeto antes de escolher o fio


Uma blusa, uma gola, um cachecol, um amigurimi, um tapete, ou qualquer outra coisa. Quando você sair de casa para comprar fios, já tenha em mente o que você vai fazer com aqueles fios que você pretende comprar. Pode ter certeza, você irá fazer uma compra melhor e terá mais inspiração na hora de tecer a peça.




2

Compre a quantidade suficiente


Depois primeira dica, fica bem mais fácil seguir esta. Se você já sabe o que vai fazer, é mais fácil comprar a quantidade suficiente de fio que você vai precisar para o projeto que deseja. A quantidade para cada projeto vai variar de acordo com o fio que vai usar, com o tamanho e alguns outros fatores. Mas você pode pesquisar tudo isto antes de sair às compras.


Eu sempre sugiro comprar um pouco mais do que você vai precisar. Mas é pouco mesmo. Para não correr risco de faltar depois.


3

Veja se o fio é adequado ao projeto


Conhecer um pouco do que está adquirindo ajuda muito para comprar com inteligência. Dependendo do tipo de fibra escolhida, a peça não vai ficar de acordo com aquilo que você deseja. Então, antes de mergulhar no armarinho e comprar todos aqueles fios lindos, compre apenas um novelo, faça uma amostra e veja ele serve para o que você pretende fazer com ele. Às vezes, é melhor gastar um pouco em um teste do que depois ter de se desfazer de tudo.


4

Confira o lote dos fios


Quando for comprar fios da mesma cor, confira se o lote deles são todos iguais. Parece bobo falar isso, mas eu já fiz essa besteira. E só percebi quando já tinha tricotado toda a blusa. Então não custa dar esta dica.


5

Sinta o fio que está comprando


Tem fios que são ótimos para blusas, outros para meias, já outros ficam perfeitos para golas. Mas sempre é bom saber se aquele fio vai ter um toque gostoso quando você usá-lo em uma determinada peça. Por isso, eu sempre sugiro passar o fio no pescoço bem próximo ao rosto para ver se ele não vai te pinicar ou se o toque é macio o suficiente para regiões mais sensíveis do corpo.


_______________________ CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE _______________________





6

Opte por fios da mesma espessura


Se você faz muito um tipo de projeto , por exemplo, golas , amigurumis ou roupinhas para bebê, opte por comprar fios de espessura semelhantes ou ainda, se possível, da mesma espessura. Quando trabalhamos com fios da mesma espessura, aumentamos a nossa possibilidade de combinação de cores. Com isso, você consegue personalizar detalhes do seu trabalho.



7

Quantidade x qualidade


Eu sei que vocês têm o sonho de ter aquelas paredes lindas de fios que vemos no Pinterest. Confesso que também tenho. Mas, antes de comprar, pense se aquela quantidade que você pretende comprar por um precinho, não pode ser substituída por fios de melhor qualidade e durabilidade. Lembre-se sempre que você está empenhando muito tempo no seu trabalho com os fios e aposto que não gostaria que ele ficasse feio na primeira lavagem.


Então, se puder, prefira a qualidade à quantidade.


Tem dicas para comprar fios? Deixa a sua aqui no comentário.


 

Quer participar de sorteios mensais da Flor de Iris. Então clica aqui e confere o regulamento.

952 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page